Certamente, escolher as músicas para a cerimônia de um casamento nem sempre é uma tarefa fácil. No entanto, algo que pode ajudar inicialmente é conhecer bem o rito cerimonial e em quais momentos específicos serão inseridos músicas. Indementendemente da religião ou ainda se se tratar de uma cerimônia sem uma orientação religiosa específica, mas com um sentido espiritual elevado, com o objetivo de sacralizar a união de duas pessoas que se amam, uma cerimônia de casamento normalmente é dividida em três a quatro partes:

1 – Entradas
2- Momento religioso/meditativo
3 – Assinaturas e/ou fotos
4 – Saída

Inicialmente, temos as entradas. Nessa primeira parte, alguns cerimônias podem sugerir diferentes variações. Porém, normalmente compõe-se as entradas da seguinte maneira:

  • Entrada do Noivo com a Mãe
  • Entrada do pai do noivo e da mãe da noiva, seguida dos padrinhos
  • Entrada das Aias
  • Entrada da Noiva

Para esta primeira parte da cerimônia, escolhemos uma música para cada entrada. No entanto, é sempre muito importante que seja verificado com o sacerdote da paróquia que celebrará a cerimônia, pois em muitos casos há restrições e orientações em termos de número de entradas e inclusive de tipo de repertório. Eventualmente, quando houver algum tipo de restrição nesse sentido, os padrinhos entram logo em seguida do noivo e dos pais com a mesma música.
E seguida a música para entrada das daminhas ou Aias  ou Pagens, onde pode acontecer logo antes da entrada da noiva, ou também pode ser realizada logo antes da benção das alianças, quando as crianças, símbolo de juventude e pureza, trazem as alianças para serem abençoadas.

E por último, o tão esperado momento: a entrada da noiva!
Concluida esta primeira parte, normalmente, depois das palavras do sacerdote ou celebrante, inicia-se o momento mais introspectivo e profundo da cerimônia, onde, em alguns casos ocorre a aclamação ao evangélio, e depois a Benção das Alianças.

Quando ocorre dos padrinhos realizarem as assinaturas na cerimônia, normalmente em cerimônias católicas, neste momento exetuta-se alguma música de fundo. O importante, é claro, que esta música nunca seja mais animada que amúsica da saída, pois quebrará o impacto que se pretende alcançar ao final.

Por último, a saída. Sempre aconselhamos que a música da saída dos noivos seja a mais animada de toda a cerimônia. Nesse momento, os convidados já podem sentir a animação que será celebrada na festa logo em seguida.

Confira abaixo uma sequência de músicas sugeridas para uma cerimônia de casamento:

Entrada do Noivo, pais e padrinhos

 

Entrada das aias ou pajens

Entrada da Noiva

Benção das alianças

Assinaturas dos padrinhos e Fotos no altar

Saída dos noivos

 

Voltar para o Blog