Opera, do italiano “obra”, Galante, do Stile Galant, adjetivo comumente utilizado nas cortes europeias do século XVIII para designar um sentido estético de elegância, equilíbrio e leveza. Assim, Ópera Galante surge com o intuito de apresentar em cada trabalho, em cada obra, a elegância da música clássica associada à leveza da música pop.

Tendo o ecletismo de estilos e repertório como uma marca importante em seus trabalhos, Ópera Galante propõe apresentações musicais com alto rigor de execução, equilíbrio sonoro e harmonia.

Se você precisa de um grupo musical, orquestra e coral para o seu casamento, ou uma formatura, recepções, eventos corporativos, nós oferecemos exatamente aquilo que está de acordo com as suas necessidades.

A proposta é oferecer Orquestra e Coral para casamentos  em Porto Alegre, serra gaúcha, Belo Horizonte e interior de Minas Gerais, sempre trabalhando com os melhores e mais qualificados músicos desses estados.

Seja música instrumental ou música com vocal, seja música pop ou música clássica, o que a produtora Ópera Galante procura oferecer é uma proposta de apresentação musical baseada nas necessidades e no gosto musical do cliente.Nesse processo, o cliente nos apresenta suas necessidades de repertório relacionadas ao seu evento e nós propomos uma formação instrumental que melhor se encaixa à essa ideia de repertório.
Normalmente trabalhamos com o quarteto de cordas como núcleo instrumental, pois o quarteto de cordas, formado por dois violinos, viola e violoncelo, forma uma espécie de orquestra reduzida. Com o quarteto de cordas é possível realizar todo tipo de repertório, tanto clássico como pop. Através de arranjos bem compostos, é possível executar músicas de bandas consagradas como Beatles e U2, por exemplo, em uma versão instrumental, com um toque bastante elegante, perfeito para uma ocasião singela como uma cerimônia de casamento, por exemplo.
No entanto, se o cliente desejar esse mesmo repertório executato por um cantor, também podemos montar uma formação com vocal e mantendo o quarteto de cordas como acompanhamento, dando à esta versão um caráter mais orquestral.

No caso da execução de músicas clássicas, ao quarteto de cordas também é possível agregar outros instrumentos como trompetes, oboés, flautas, teclado etc. com o objetivo de enriquecer e aumentar a sonoridade do repertório a ser executado.

Além disso, todas essas características, de repertório e formação instrumental, são sempre estudadas de acordo com as características acústicas do local onde ocorrerá o evento. Se a música para o seu evento for executada em uma igreja com um pé direito muito elevado, é sempre recomendado a utilização de amplificação sonora, com microfones. Da mesma forma, um evento que ocorre ao ar livre também se recomenda amplificação sonora. No entanto, sempre que possível, quando executamos música para casamento em pequenas igrejas ou capelas, sempre que possível preferimos essa execução com o som acústico, para manter a pureza natural da sonoridade dos instrumentos.

Seja com música instrumental ou vocal, seja com música pop ou música clássica, a versatilidade, o rigor na composição dos arranjos, nos critérios usados para montagem das formações instrumentais e na seleção dos músicos e cantores, tem sempre a excelência como finalidade.

Voltar para o Blog