Quem somos
Com amplo e eclético repertório, a produtora musical Ópera Galante é especializada em apresentações em casamentos, formaturas, festas de 15 anos, eventos sociais e corporativos em geral. Em cada trabalho, une com maestria a perfeição e a elegância da música clássica com a leveza e a descontração da música popular.
Músicos Qualificados
Experiência e excelência caracterizam os profissionais que atuam na empresa. Com ampla formação acadêmica e experiência internacional, os músicos são integrantes das principais orquestras sinfônicas do país. Sempre com alto padrão de qualidade artística e profissionalismo, nossos músicos garantem apresentações impecáveis e emocionantes. Saiba mais.
Músicos Qualificados
Hyu-Kyung Jung • Violino Iniciou seus estudos de violino aos seis anos, recebendo aos onze anos a sua primeira premiação no Jugend Musiziert, em Frankfurt. Após concluir seu bacharelado em 2006 na Kyung Hee University em Seul, retornou à Alemanha, onde concluiu o Mestrado e o Artist Diploma na Musikhochschule Münster. Foi membro da EuroAsian Symphony Orchestra, além de spalla da Kammerorchester Westfalen. Violinista do Emsland Quartett, apresentou-se na Holanda, no Chile e no prestigiado festival Schleswig-Holstein, na Alemanha. Ainda como camerista, atuou na WDR3 Musikfest e na Deutscher Rundfunk. Além de ministrar masterclasses na Junge Ems Dollart Philharmonie, lecionou na Musikschule Haltern am See entre 2009 e 2012 e também na Musikschule Nottuln, na Alemanha. Hyu-Kyung foi bolsista da fundação Yehudi Menuhin – Live Music Now.
Tiago Ellwanger • Violino Iniciou seus estudos de violino aos sete anos de idade. Graduou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2004, onde estudou com Hella Frank, e mais tarde foi bolsista da Fundação Vitae, estudando com Eliane Tokeshi. Recebeu o título de Mestre pela Universidade de Wisconsin-Milwaukee, com Bernard Zinck, e concluiu o Artist Diploma pela Universidade do Tennessee-Knoxville, com Mark Zelmanovich, ambas nos Estados Unidos. Participou de masterclasses com Rachel Barton Pine, Leon Spierer, Markus Däunert, Yang Liu, Gerardo Ribeiro, Shmuel Ashkenasi, Fine Arts Quartet, Mendelssohn Quartet, entre outros. Foi premiado no concurso Jovens Solistas da Orquestra do Sesi, no UWM Concerto Competition e no UTK Concerto Competition. Com o pianista Francisco Dellandréa, venceu em 2003 o Concurso de Música de Câmara de Curitiba, obtendo também o prêmio de Melhores Intérpretes de Villa-Lobos.Apresentou-se como solista frente às orquestras da UFRGS e de Câmara da Ulbra. Tiago integrou as orquestras sinfônicas de Green Bay Symphony, a Sheboygan Symphony e a Orquestra Jovem das Américas, atuando com maestros como Carlos Miguel Prieto, Dante Anzolini, Isaac Karabtchevsky, Bridget Reischl e Osvaldo Ferreira.
Luciano Gatelli • Viola Graduou-se em música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sob orientação de Yuri Gandelsman, é doutorando em Música pela Michigan State University, onde também obteve o seu mestrado em 2011 e da qual foi professor assistente. Em 2008, foi bolsista do Instituto Leonard Sorking de Música de Câmara da University of Wisconsin-Milwaukee. Durante sua passagem pela França, entre 2002 e 2008, estudou viola e música de câmara nos conservatórios de Basançon, Dijon e Bordeaux, sob a orientação de Dominique Burnier e Tasso Adamopoulos. Em 2005, venceu o Concurso Jeune Musicien de Besançon. Aperfeiçoou-se em masterclasses com professores renomados, como Thomas Riebl e Roberto Díaz. Como músico orquestral, passou pelas francesas Sinfônica de Besançon, Orquestra da Ópera de Saint-Etienne e Orquestra Nacional de Bordeaux. Nos Estados Unidos, participou da Flint Symphony Orchestra, da Lansing Symphony Orchestra, entre outras. Nos últimos anos, atuou intensamente em projetos de música de câmara no Brasil, França e Estados Unidos, tendo dividido o palco com músicos como Yuri Gandelsman, Dimitry Berlinsky e Suren Bagratuni.
Roberto Papi • Viola Começou estudando violino aos oito anos de idade, sob orientação de Fabrizio Ammetto em Spoleto, na Itália. Depois de completar o ensino médio em seu país natal, mudou-se para os Estados Unidos para dar início aos seus estudos em viola. Graduou-se em Música pela Vanderbilt University na classe de Kathryn Plummer e obteve seu mestrado em Música pela Rice University com James Dunham. Roberto já se apresentou em festivais na Itália e nos Estados Unidos, incluindo Spoleto Festival dei Due Mondi, Tanglewood Music Center, Aspen Music Festival, Texas Music Festival e Amelia Island Chamber Music Festival. Com uma intensa atividade camerística, apresentou-se com James Dunham, Roberto Díaz, Norman Fischer, Christopher Rex, Jeffrey Khaner e outros. Antes de se juntar à Filarmônica, vivia em Miami, nos Estados Unidos, onde integrava a New World Symphony.
Eduardo Swerts • Violoncelo Graduou-se em Música pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Seguiu seus estudos na Alemanha, concluindo o mestrado, o Artist Diploma e o curso de Música de Câmara na Musikhochschule Münster e na Robert Schumman-Hochschule Düsseldorf. Seus orientadores foram Abel Moraes, Matias de Oliveira Pinto e Franziska Batzdorf. Realizou masterclasses com Antonio Meneses, Maria Kliegel, Peter Bruns e Márcio Carneiro, entre outros. Integrou orquestras no Brasil, na Alemanha, no Festival delle Nazioni na Itália e, durante duas temporadas, foi Violoncelo Principal da Orquestra das Américas. Apresentou-se como solista em Portugal, no Festival do Algarve, na Alemanha, no Solistenforum Münster. Venceu o Concurso de Música de Câmara de Münster com a pianista Risa Adachi, apresentando-se na Alemanha, na Grécia e em Portugal. Lecionou na Staatliche Musikschule des Emslandes e na Musikschule Steinfurt. Foi também professor assistente de Matias de Oliveira Pinto na Academia da Musikhochschule Münster.
Nilson Bellotto • Contrabaixo Começou a estudar música na infância com Fabio Calzavara Júnior. Posteriormente, ingressou na Universidade Livre de Música em São Paulo e na Orquestra Sinfônica de Bragança Paulista. Em 2005, participou da Orquestra Jovem de Atibaia como Primeiro Contrabaixo, quando se apresentou também como solista, recebendo o prêmio de Músico Destaque. Em 2006 passa a ser Primeiro Contrabaixo da Sinfônica de Heliópolis, onde acompanhou artistas renomados e frequentou várias masterclasses. Participou ainda de muitos festivais, sendo convidado a apresentar-se como solista em vários deles. Estudou com Ana Valéria Poles na Academia de Música da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), com a qual já se apresentou em concertos sob regência de maestros como Gabor Ötvös, Fabio Mechetti, Dante Anzolini, Frank Shipway e Yan Pascal Tortelier.
Renata Xavier • Flauta Iniciou seus estudos aos sete anos de idade no Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira, em sua cidade natal, Pouso Alegre, interior de Minas. Em 1999, ingressou no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, concluindo seu bacharelado em 2002 sob orientação de Jean Noel Saghaard, tendo também sido aluna de Rogério Wolf. Participou dos principais festivais de música do país, dentre eles o de Campos do Jordão, a Oficina de Música de Curitiba e o Música nas Montanhas, em Poços de Caldas. Como musicista convidada, apresentou-se junto às orquestras sinfônicas de São José dos Campos, de Rio Claro e de Santos. Integrou grupos brasileiros, como a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, a Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, a Orquestra Jovem de Guarulhos, a Sinfônica Heliópolis, a Banda Sinfônica de Cubatão e a Orquestra Sinfônica da USP (Universidade de São Paulo).
Israel Silas Muniz • Oboé Bacharel pela Faculdade de Música Carlos Gomes, deu continuidade aos estudos na cidade alemã de Colônia, onde obteve seu Diplom Musiker orientado pelos professores Christian Wetzel, Washington Barella, Ikuko Homma e Michael Sieg. Participou de festivais, eventos camerísticos e masterclasses com Hansjörg Schellenberger, Andreas Wittmann, Washington Barella, François Leleux, Alex Klein, Ingo Goritzki, Florian Hasel e Dominik Wollemweber. Venceu concursos para Jovens Solistas da Escola Municipal de Música de São Paulo, da Orquestra Experimental de Repertório e da Orquestra Petrobras Pró-Música, tendo ainda participado do Concurso de Genebra. Na Alemanha, trabalhou nas orquestras Bamberger Symphoniker, SWR Baden Baden und Freiburg, Staatstheater Braunschweig, Deutsche Kammerphilharmonie Bremen. No Brasil, atuou na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), na Sinfônica da USP (Universidade de São Paulo), na Orquestra Experimental de Repertório, entre outras.
Marcus Julius • Clarinete Iniciou seus estudos em 1996 com Edmilson Nery na Escola Municipal de Música de São Paulo. É Bacharel em Clarinete pela Universidade Estadual Paulista, na classe do professor Sérgio Burgani. Foi também aluno de Luis Afonso no curso de difusão da Escola de Comunicação e Artes da USP. Como bolsista do Conservatório de Boston, cursou parte de seu mestrado na classe do professor Jonathan Cohler. No Brasil, foi vencedor do Prêmio I Solisti na categoria Música Instrumental Erudita. Integrou ainda a Orquestra Acadêmica da Cidade de São Paulo e o Quarteto Paulista de Clarinetas. Atuou também como professor do curso superior do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. No âmbito internacional, Marcus participou de concursos e audições nos Estados Unidos e França, além de algumas viagens à China, onde foi artista residente no 8º Festival Internacional de Clarinete e Saxofone de Nan Ning em 2010, no Festival Internacional de Clarinetes de Pequim em 2014, e, recentemente, professor palestrante nos conservatórios de Shenyang e Tai-Yuan. Marcus é artista Gao Royal e D’addario Woodwinds.
Érico Fonseca • Trompete Foi escolhido como Primeiro Trompete da OSB Jovem. Recebeu uma bolsa de estudos no Conservatório de Fribourg na Suíça, onde graduou-se em Trompete e Pedagogia Musical em 2003. É Mestre em Práticas Interpretativas em Trompete pela Haute École de Musique de Suisse Romande em 2005, como aluno de Jean-François Michel. Foi solista com a Orquestra de Câmara de Praga, Aargauer Symphonieorchester e outros. Na Suíça, integrou a Sinfonie Orchester Biel Solothurn e a Berner Symphonieorchester durante as temporadas 2001, 2002 e 2003. Foi professor no Conservatoire de Fribourg de 2003 até 2007 e academista da Orquestra Sinfônica da Ópera de Zurich de 2005 até 2007. Participou de masterclasses com Maurice André, Hakan Hardenberger, Urban Agnas, Adolph Herseth, Reinhold Friedrich e outros. Érico foi primeiro lugar no Yamaha Foundation for Europe (2003), finalista do Yamaha Trumpet Contest em Berlim (2004) e segundo colocado no concurso Jeunesses Musicales na Chaux-de-Fonds (2001).
Diferenciais Essenciais
Ópera Galante oferece performances personalizadas, que são planejadas a partir da síntese de quatro elementos fundamentais: instrumentistas e cantores qualificados, formação vocal e instrumental equilibrada, escolha rigorosa de repertório e precisa avaliação acústica.
Direção musical Márcio Cecconello
Mestre em performance musical pela UFMG e graduado em música pela UFRGS, Márcio Cecconello aprofundou seus estudos em Viena, Áustria e na University of Tennessee-Knoxville, E.U.A. Em sua formação como músico de orquestra, destaca-se sua participação em orquestras… Continue lendo.
Direção musical Márcio Cecconello
Mestre em performance musical pela UFMG e graduado em música pela UFRGS, Márcio Cecconello aprofundou seus estudos em Viena, Áustria e na University of Tennessee-Knoxville, E.U.A.
Em sua formação como músico de orquestra, destaca-se sua participação em orquestras internacionais como a Youth Orchestra of The Americas e a Jeunesses Musicales World Orchestra, em turnês pelas principais salas de concerto das Américas, Europa e Ásia, sob a regência de importantes maestros como Yakov Kreizberg e Alexander Vedernikov.
Atuou como solista frente a orquestras do estado do Rio Grande do Sul e da Sinfonietta Belo Horizonte. Sua experiência como músico profissional de orquestra inclui algumas das mais prestigiadas orquestras nacionais como a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Há mais de 15 anos atuando na área de música para eventos, Márcio fundou em 2015 a Ópera Galante, com o intuito de agregar a este ramo, toda a sua experiência, formação musical e desejo por um alto standard de qualidade musical.